Postado em 11 de abril de 2019
Apesar de serem metais amplamente conhecidos, sentimos dificuldades em saber quais as diferenças entre o ferro, o aço e o inox. Porém, estamos aqui para esclarecer suas dúvidas e ajudar você a entender de uma vez por todas quais as características de cada um deles. Confira:
O ferro é o segundo metal mais abundante na natureza e não é extraído na sua forma metálica e sim por meio do minério de ferro. Com isso, o minério bruto é extraído de jazidas e passa por processos de limpeza e purificação em fornos de alta temperatura, dando origem ao ferro gusa que possui consistência quebradiça e dura, não tendo muita aplicabilidade na indústria.
Contudo, ele é a matéria prima para produção de outros tipos de metais como o aço e o inox, por exemplo.
O aço é uma liga metálica obtida a partir do ferro que é misturado, principalmente, com carbono. O aço é mais utilizado nas indústrias devido às suas propriedades que facilitam a laminação e extrusão do mesmo. Além disso, é mais resistente a quebras e possui mais dureza do que o ferro gusa.
Já o inox, que é um tipo de aço, é composto por uma liga metálica que contém principalmente ferro, carbono, níquel e cromo. Essa combinação confere a esse material uma maior resistência ao calor e também aos processos corrosivos como, por exemplo, a ferrugem.
O aço inox é amplamente utilizado pela indústria e é aplicado na fabricação de utensílios de cozinha, pias, móveis, eletrodomésticos, escadas, peças para carros e muito mais.
Percebeu com as diferenças que o ferro é base tanto do aço quanto do inox? Interessante como essas misturas geram metais com características tão distintas, não é mesmo? Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.