LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Furadeira x Parafusadeira: Qual a certa para a sua necessidade?

Postado em 18 de maio de 2017


Apesar de possuírem características e até mesmo funções parecidas, a furadeira e a Parafusadeira têm especialidades técnicas e aplicações de uso muito diferentes. Não é à toa que são dois equipamentos diferentes né? Muito usadas em serviços de marcenaria, para pequenas reformas e também serviços domésticos, estas ferramentas são muito úteis, mas, qual delas é a certa para a sua necessidade? Confira!

Furadeira

Usada na instalação de dispositivos da rede hidráulica e elétrica, montagem de móveis e instalação de objetos decorativos, a furadeira serve para perfurar superfícies. Está disponível em diversos modelos, desde os mais simples e comuns – usados para serviços domésticos, por exemplo –, aos de alto impacto.

O que muda em cada modelo de furadeira e as classifica são determinadas características, como a potência, velocidade, tamanho e tipo do mandril, que, do mesmo modo que as brocas (as ponteiras usadas para a perfuração das superfícies, disponíveis em formatos e espessuras diferentes), está relacionado a resistência de cada material a ser perfurado, como concreto, madeiras, azulejos, metais, entre outros. É importante lembrar que, quanto mais resistente a superfície, maior é a exigência de força da ferramenta, ou seja, é necessário um equipamento com maior potência e velocidades variáveis.

Parafusadeira

Como o próprio nome já diz, a Parafusadeira é utilizada para fixar, apertar ou mesmo desenroscar parafusos e rebites. Seu uso possibilita maior firmeza e fixação ao parafuso, resultando em uma aplicação mais eficiente do que a da chave de fenda comum. Disponível em vários modelos e com formas diferentes, também pode ser caracterizada como simples ou de impacto, além de elétrica à bateria ou a cabo. É utilizada principalmente na montagem de móveis, fixação de objetos e aplicação de placas de gesso e painéis de madeira.

Algumas parafusadeiras podem ser usadas como furadeira, e vice-versa, basta trocar a ponteira. As parafusadeiras de impacto possuem mais força que as furadeiras comuns, contudo, a parafusadeira comum possui menor força e pressão ao comparada com uma furadeira simples ou de impacto. A principal diferença neste caso é que a parafusadeira de impacto funciona como uma chave inglesa, enquanto as furadeiras de alto impacto fazem a função de um martelete, que serve para perfurar superfícies mais duras e que oferecem maior resistência.

Qual escolher?

Na hora de escolher uma destas ferramentas para se ter em casa, é importante levar em consideração o tempo de uso, os tipos de materiais a serem perfurados e/ou parafusados e se o uso será profissional ou doméstico, pois cada equipamento possui especificações para o tipo de trabalho a ser desempenhado (lembra da velocidade e da potência?).

No mercado ainda estão disponíveis ferramentas de função dupla, ou seja, máquinas que são furadeira e parafusadeira ao mesmo tempo. Ah, e lembre-se sempre: na hora de utilizar estas máquinas, o uso de equipamentos de proteção individual é essencial, como luvas, óculos de proteção e protetores de ouvido. Desde modo, você evita qualquer tipo de acidente.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]