Postado em 25 de julho de 2017
A evolução tecnológica fez com que, nos mais diversos setores, novas técnicas fossem testadas para refinar e melhorar os processos de produção, e na soldagem não foi diferente. Foram três as tendências que mais influenciaram estes avanços, sendo a tendência à proliferação de metais e ligas, a tendência à automatização e a à proliferação de normas, especificações e métodos de controle.
No início do século, a solda era utilizada apenas no ferro, no aço e no cobre. Contudo, com o passar dos anos o processo passou a ser aplicado também aos aços inoxidáveis, ligas leves, aços ligados especiais e ao titânio.
A redução de custos de produção também foi um fator determinante para a evolução da soldagem. Além disso, o controle de qualidade atual exige que cada vez mais recursos (como os de informática), sejam utilizados, ampliando ainda mais o campo da soldagem.
1881 – A solda a arco elétrico foi descoberta. Mais tarde, em 1987, ela foi patenteada sendo utilizada com eletrodos de carvão.
1900 – A solda foi crucial, possibilitando os países mais desenvolvidos a conectar oleodutos e ferrovias. Um marco na história.
1911 – A primeira máquina de solda ‘portátil” foi inventada pela Lincoln Electric nos EUA.
1939 – A Segunda Guerra trouxe avanços gigantescos na indústria. A solda ponto em alumínio tornou-se útil na aviação.
1942 – Patenteada, a solda Tig, tornou-se uma técnica muito útil para reparos e manutenções
1945 – A primeira tocha manual de solda Mig foi inventada, e a soldagem em si tomou conta da indústria de navios.
1975 – A corrida espacial entre EUA e Rússia fez a solda desenvolver-se muito, principalmente pela necessidade de novas tecnologias.
1980 – A construção de gigantes navios petroleiros, foi uma prova e evolução dos processos de soldagem industriais.
1985 – A popularização da soldagem levou à necessidade de qualificação de soldadores e escolas de solda começaram a nascer.
1999 – Os anos 90 acabam com um novo método que aumenta em até 300% a penetração de fluxos no cordão de solda
2000 + – Processos automatizados, solda e corte à lazer e soldadores mais especializados.