LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Manutenção preventiva: a chave da economia

Postado em 16 de outubro de 2017


Pode até parecer loucura, mas levar as máquinas e ferramentas para a manutenção antes que elas deem defeito é a chave da economia. A chamada “manutenção preventiva” ajuda no aumento da vida útil do equipamento, além de reduzir os custos com correções e peças de reposição.

O fato é que todos os equipamentos que utilizamos precisam de manutenção em algum momento, mas, deixar para fazê-la apenas em caráter corretivo, ou seja, quando apresenta problemas, acarreta em custos mais elevados e faz com que a máquina ou ferramenta se desgaste mais rápido.

No caso da manutenção preventiva, mesmo que o equipamento ainda esteja funcionando, ele pode estar descalibrado ou com algum tipo de problema menor, imperceptível ao usuário, principalmente se o uso é contínuo e intenso.

Ao fazer a manutenção antes do problema se visível, é possível corrigi-lo antes que ele cause grandes estragos, como quebras e até a impossibilidade de uso permanentemente. É importante estar sempre atento (a), e é preciso lembrar que o equipamento não nos avisa com antecedência quando vai quebrar, o que muitas vezes nos deixa na mão nas horas em que mais precisamos.

Por isso, se antecipar aos problemas e mandar as máquinas e ferramentas para uma “revisão” antes do uso garante que elas estarão em perfeito funcionamento para a execução do projeto. Por fim, além da manutenção, é de suma importância manejar os equipamentos da forma correta, e oferecer treinamentos e atualizações a quem quer que vá operá-los.

Este tipo de ação não só previne problemas relacionados ao mau uso, como também otimiza o processo de trabalho e garante o sucesso dos resultados. No mais, na hora de comprar fique atento (a) às especificações técnicas de ferramentas e máquinas, bem como aos prazos de manutenção recomendados pelo fabricante e o tipo de assistência técnica que ele oferece.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]