LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Materiais biodegradáveis para incluir no projeto e torná-lo sustentável

Postado em 7 de junho de 2018


Como já falamos por aqui, a construção civil é um dos setores que mais gera resíduos, a maioria não recicláveis. Por este motivo, é cada vez mais necessário que os projetos sejam pensados de modo sustentável, tanto através de métodos para a redução dos famigerados resíduos quanto pelo uso de materiais biodegradáveis.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente da Universidade de Cardiff, realizada no Reino Unido, identificou que setenta a cento e cinquenta milhões de toneladas de resíduos são criados todos os anos a partir da demolição e construção de novos edifícios, e apenas 20% deste percentual corresponde insumos biodegradáveis – e, aqui no Brasil, os dados são semelhantes.

Na hora de reformar ou construir, é fundamental que o projeto seja inteligente, com uma melhor percepção das matérias primas menos agressivas ao meio ambiente disponíveis no mercado. Pensando nisso, no post de hoje separamos alguns materiais biodegradáveis para você incluir no projeto e torná-lo mais sustentável! Confira:

Cortiça: Com um processo de cultivo e colheita completamente renovável e que se regenera após dez anos, a cortiça é popularmente conhecida como uma espécie de “superalimento” dos materiais de construção. Além de não causar danos no plantio, este material ainda possui inúmeros benefícios, como ser um retardador de fogo, isolante acústico e altamente impermeável, podendo ser usado em ambientes externos e internos.

Bambu: Com notáveis qualidades estéticas, o bambu passou a ser muito utilizado em projetos arquitetônicos nos últimos anos, contudo, sua popularidade também se deve muito às suas credenciais sustentáveis. O bambu pode crescer até 1,20 metros por dia, e a planta volta a crescer rapidamente após o corte. Além disso, é duas a três vezes mais forte que o aço!

Linóleo: Por fim, ao contrário do que se pode pensar, o revestimento do piso de linóleo é muito mais ecológico do que parece. Diferentemente do vinil, que contém uma mistura sintética de produtos petroquímicos clorados, o linóleo é feito de materiais naturais, sendo óleo de linhaça, resina natural, pó de cortiça moída, farinha de madeira e calcário em pó. Além disso, este tipo de piso biodegradável ainda pode ser incinerado, fornecendo uma fonte de energia limpa.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]