LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Normas para a construção civil: Construções Verdes – Jardins verticais como solução sustentável em prédios

Postado em 2 de julho de 2018


Já dizia Roberto Burle Marx, um famoso arquiteto e paisagista brasileiro: “sem compreender as necessidades de uma cidade, e, principalmente, sem compreender as funções das áreas verdes, o paisagista não poderá realizar jardins”. Nunca se falou tanto no assunto como agora, onde o ramo da construção civil busca cada vez mais soluções sustentáveis, e, sendo assim, o verde tem deixado de ocupar apenas canteiros e jardins para, literalmente, tomar contra das edificações.

As primeiras inovações nesse sentido foram os chamados “telhados verdes”, um movimento que visava a criação de áreas de jardins no topo dos edifícios das grandes capitais, com uma variedade de espécies vegetais. Entretanto, atualmente o mote da vez são os jardins verticais, que “sobem as paredes dos prédios e oferecem inúmeros benefícios: desde um visual agradável para a verdadeira “selva de pedra”, ao controle da incidência solar e a diminuição da temperatura dentro das residências.

Segundo especialistas, qualquer construção pode receber uma “cortina verde”, mas desde que haja um bom planejamento. Isso porque um jardim vertical pode ser aplicado diretamente sobre a edificação, como sobre casas antigas ou mesmo em suportes paralelos às paredes, instalados especificamente para servir como guia de crescimento da planta. Esta técnica, inclusive, é a mais utilizada, uma vez que previne danos à construção e permite uma manutenção mais fácil.

No Brasil, os jardins verticais ainda são pouco utilizados, mas já se espalharam por inúmeras construções ao redor do mundo. Contudo, das espécies de plantas nativas mais indicadas para a aplicação da técnica por aqui estão a glicínia, a trombeta-chinesa, a jasmim-leite e a madressilva-creme, trepadeiras ideais para o clima subtropical.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]