LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

NR 35: Como trabalhar em lugares altos com segurança?

Postado em 20 de junho de 2018


Na construção civil, é considerado trabalho em altura toda atividade realizada acima de dois metros do nível inferior, uma vez que se entende que, desta altura, a queda já representa riscos graves à saúde do trabalhador. Por este motivo, a Norma Regulamentadora 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para esse tipo de serviço, envolvendo desde a organização ao planejamento e a execução! Confira:

A NR 35 tem como principal objetivo garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores envolvidos diretamente nos trabalhos em altura no canteiro de obras, e compreendê-la e colocá-la em prática é uma das melhores formas de se evitar acidentes. Dentre as obrigatoriedades estão o uso de equipamentos de segurança individuais (EPIs), um treinamento adequado de capacitação para serviços dessa natureza e um ambiente de trabalho adequado.

Algumas das dicas fundamentais para se trabalhar em lugares altos com segurança são a revisão frequente dos equipamentos e máquinas, a manutenção preventiva dos mesmos, a escolha de bons materiais e a elaboração de uma análise de risco. Obrigatória segundo a NR35, a Análise de Risco é um documento que contém informações utilizadas de modo preventivo contra possíveis falhas, como condições climáticas adversas e o trânsito de pessoas e veículos.

Por fim, mesmo com o treinamento adequado e a capacitação exigida pela norma, é de suma importância que o responsável pela obra tenha um plano de ação elaborado especificamente para este tipo de trabalho. Pontos importantes são a redução da exposição do profissional ao risco e a minimização da quantidade de atividades que necessitem ser realizadas em altura. Já no que diz respeito aos trabalhadores, é fundamental cumprir as disposições legais e regulamentares, bem como zelar pela sua segurança e saúde e a de terceiros que possam vir a ser afetados.

Principais exigências:

– AR – Análise de Risco;

– PT – Permissão de Trabalho;

– POP – Procedimento Operacional Padrão;

– Cálculo da ZQL – Zona de Queda Livre para saber qual o cinto do tipo paraquedista com talabarte duplo com mosquetão, dotado ou não com ABS, devidamente certificado pelo MTE (de acordo com NR 06);

– Projeto do local onde irá realizar o trabalho em altura (teste empírico, teste de resistência do solo, projeto do andaime), devidamente assinado por Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, atestado todas as situações;

– Treinamento com carga horária mínima de 08 horas com o conteúdo exigido conforme a norma, bem como o procedimento de primeiros socorros.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]