Postado em 10 de maio de 2021
O aço já é utilizado na arquitetura há bem mais de um século, e é apontado como uma das melhores e mais inteligentes soluções presentes nas construções.
Esse material é bonito e versátil, além de ter alta resistência, o que permite que ele seja utilizado tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos.
Aqui no Brasil o uso do aço ainda não tem predominância na arquitetura, mas não há dúvidas de que na última década e meia esse material tem conseguido conquistar um enorme espaço.
Ele tem sido mais utilizado nas estruturas das construções, assim como no acabamento interno e externo de qualquer obra.
O que faz com que ele seja cada vez mais usado é sua leveza, a adaptabilidade aos diversos climas e a precisão para alcançar as formas desejadas.
Apesar da predominância do concreto, o aço vem sendo escolhido para os acabamentos de estruturas de tamanhos maiores, como é o caso das coberturas das arenas mais modernas do país.
O aço permite que essas estruturas possam ser montadas longe do canteiro de obras e fixadas posteriormente, o que torna a execução da obra bem mais rápida.
O resultado, principalmente no quesito design, é exuberante e imponente, o que justifica ainda mais o seu uso.
Quando utilizado em casas, o aço pode trazer uma economia de 30% no custo total de uma obra, e ainda uma redução de 40%, em média, no tempo para executá-la.
Além desses benefícios, o aço ainda traz um aspecto estético incrível, visto que as colunas e as vigas metálicas dão ao ambiente um estilo diferenciado, único e arrojado.