LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

O que é BDI e como calculá-lo?

Postado em 8 de dezembro de 2017


O BDI, ou “Beneficio e Despesas Indiretas”, é uma taxa adicionada ao custo de uma obra para cobrir despesas indiretas do construtor, riscos do empreendimento, despesas financeiras incorridas, tributos incidentes, eventuais despesas de comercialização e lucros, e seu resultado é fruto de uma operação matemática baseada em dados específicos de cada obra.

No caso das licitações públicas ou privadas, a empresa comumente poderá recorrer a dados históricos de demonstrações contábeis anteriores para realizar um cálculo aproximado do BDI, optando por incluir ou excluir gastos de acordo com a avaliação dos riscos do empreendimento.

Ao determinar as taxas correspondentes a cada um dos componentes do cálculo, a Administração deve justificar a origem das mesmas em função dos diferentes tipos e porte de obras, e, quando se trata de obras públicas, existem determinadas limitações de valores delimitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O cálculo geralmente leva em consideração cinco pontos principais, sendo Administração central (AC), Despesas financeiras (DF), Garantias, riscos, seguros e imprevistos (R), Lucro (L) e Tributos (T). O primeiro diz respeito ao percentual incluído no contrato de construção para suprir gastos gerais que a empresa efetua com sua administração durante a obra, enquanto o segundo se refere a gastos relacionados à perda monetária por conta a defasagem entre a data do desembolso e a data da receita.

O terceiro ponto é o percentual incluído no contrato da obra para suprir gastos com imprevistos e riscos, enquanto o quarto é o percentual que diz respeito ao lucro pretendido e o último o somatório do COFINS, PIS e ISS referentes à construção. Dito isso, a fórmula padrão para o cálculo é: ((((1+AC) x(1+DF) x(1+R) x(1+L)) /(1-T)) -1).

A conta pode parecer complicada, mas existem atualmente ferramentas gratuitas que auxiliam o gestor de obras neste cálculo, sendo necessário apenas incluir os valores de cada um dos cinco principais pontos para que o programa apresente o resultado do BDI.A partir daí, basta incluir esta taxa aos custos diretos do seu orçamento, como materiais e mão-de-obra e iniciar a construção!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]