Postado em 8 de dezembro de 2017
O BDI, ou “Beneficio e Despesas Indiretas”, é uma taxa adicionada ao custo de uma obra para cobrir despesas indiretas do construtor, riscos do empreendimento, despesas financeiras incorridas, tributos incidentes, eventuais despesas de comercialização e lucros, e seu resultado é fruto de uma operação matemática baseada em dados específicos de cada obra.
No caso das licitações públicas ou privadas, a empresa comumente poderá recorrer a dados históricos de demonstrações contábeis anteriores para realizar um cálculo aproximado do BDI, optando por incluir ou excluir gastos de acordo com a avaliação dos riscos do empreendimento.
Ao determinar as taxas correspondentes a cada um dos componentes do cálculo, a Administração deve justificar a origem das mesmas em função dos diferentes tipos e porte de obras, e, quando se trata de obras públicas, existem determinadas limitações de valores delimitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O cálculo geralmente leva em consideração cinco pontos principais, sendo Administração central (AC), Despesas financeiras (DF), Garantias, riscos, seguros e imprevistos (R), Lucro (L) e Tributos (T). O primeiro diz respeito ao percentual incluído no contrato de construção para suprir gastos gerais que a empresa efetua com sua administração durante a obra, enquanto o segundo se refere a gastos relacionados à perda monetária por conta a defasagem entre a data do desembolso e a data da receita.
O terceiro ponto é o percentual incluído no contrato da obra para suprir gastos com imprevistos e riscos, enquanto o quarto é o percentual que diz respeito ao lucro pretendido e o último o somatório do COFINS, PIS e ISS referentes à construção. Dito isso, a fórmula padrão para o cálculo é: ((((1+AC) x(1+DF) x(1+R) x(1+L)) /(1-T)) -1).
A conta pode parecer complicada, mas existem atualmente ferramentas gratuitas que auxiliam o gestor de obras neste cálculo, sendo necessário apenas incluir os valores de cada um dos cinco principais pontos para que o programa apresente o resultado do BDI.A partir daí, basta incluir esta taxa aos custos diretos do seu orçamento, como materiais e mão-de-obra e iniciar a construção!