LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

O que não pode faltar no kit de ferramentas para jardim?

Postado em 25 de junho de 2018


Um jardim bem cuidado e colorido faz toda a diferença na ambientação da área externa, e, mesmo sem um serviço profissional de paisagismo, é possível deixar o espaço bonito e organizado: basta investir no kit certo de ferramentas! Cultivar plantas em casa é uma tarefa simples e que não exige muito, além de ser bastante utilizada como uma forma de terapia. Pensando nisso, no post de hoje elencamos algumas dicas para você colocar a mão na terra e se aventurar no mundo das flores e folhagens! Confira:

Preparação do solo

A primeira etapa para quem está pensando em ter um jardim para chamar de seu é a preparação da terra, e, para isso, se fazem necessárias quatro ferramentas principais: pá, enxada, garfo de mão e rastelo ou ancinho. A pá auxilia no preparo do solo para o plantio, seja através da colocação de adubo ou mesmo a remoção de pedras (o que é ainda mais fácil com o uso de uma pá com a parte frontal da lâmina quadrada). As pequenas ou de mão são ideais para plantas de pequeno porte, enquanto as maiores são multiuso.

Já a enxada é utilizada para criar caminhos ou fileiras entre as plantações, remover ervas daninhas e retirar plantas pela raiz no caso de replantio, e, também encontradas em dois tamanhos distintos, seguem a mesma regra das pás. O garfo de mão é utilizado somente no caso do plantio de plantas pequenas, e é ideal para retirar ervas indesejadas do jardim. O rastelo ou ancinho é uma das ferramentas mais populares, e serve para revirar o solo e recolher folhas secas do chão. Pode ser encontrado em um tamanho menor (de mão) ou com hastes longas, para espaços maiores.

Cuidado com as plantas

A segunda etapa, do cuidado propriamente dito, comumente exige três ferramentas fundamentais no dia-a-dia, sendo transplantador, tesoura para jardinagem e pulverizador. Como o nome já diz, o transplantador é utilizado para mover as plantas de um solo ao outro, e, mesmo sendo semelhante às pás, é mais indicado para a tarefa por conta de sua marcação de profundidade, que permite a retirada de uma quantidade maior de terra na hora de acomodar a muda.

A tesoura é essencial na hora da poda de árvores, folhas e folhagens, e é preciso estar sempre atento (a): existe uma para cada tipo de corte! A apropriada para aparar galhos, por exemplo, é a de lâminas mais grossas e longas. Por fim, o pulverizador é a ferramenta que facilita a aplicação de produtos que auxiliam no crescimento e manutenção das plantas em áreas de difícil alcance, em especial se o jardim possui uma grande quantidade de folhas distintas.

Outros itens para se ter em casa são uma mangueira, borrifador ou dosador (para plantas menores ou que exigem pouca quantidade de água), um cortador de grama (caso o jardim seja extenso e possua este tipo de folhagem rasteira), e acessórios como luvas de jardinagem, óculos próprios, avental e botas, fundamentais para se evitar acidentes.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]