Durante a vida adulta grande parte do nosso tempo é gasto no ambiente de trabalho, e ciente dessa condição, a preocupação das empresas com a saúde física e emocional de seus funcionários deve ser um tema que precisa ser colocado como prioritário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde — OMS, um ambiente de trabalho que não preza e promove a manutenção do bem-estar físico e psicológico dos seus funcionários só tende a perder, principalmente na produtividade, que está diretamente ligada à sensação de bem-estar emocional e saúde física do trabalhador.
Para se ter uma ideia, estudos recentes conduzidos pela própria OMS constataram que transtornos emocionais como ansiedade e depressão, por exemplo, geram uma perda de aproximadamente 1 trilhão de dólares anualmente, considerando uma escala global. Esse valor sem considerar acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais, que estão relacionados à segurança e bem-estar físico do trabalhador.
Como principais fatores que contribuem para que o trabalhador tenha seu lado psicológico abalado podemos citar o assédio, bullying, jornadas inflexíveis, excesso de trabalho, ameaça de perda do emprego dentre outros.
Por isso, preocupar-se com a saúde geral do trabalhador é tão importante dentro da empresa. Dessa forma, ganha-se na satisfação e bem-estar dos funcionários, evitando assim faltas, atrasos, afastamento por doenças, baixa produtividade dentre outras condições.
Você considera que o seu empregador se preocupa com a sua saúde? Conte pra gente as suas experiências e dúvidas nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.