Postado em 18 de dezembro de 2017
Por mais que seja essencial à nossa vida, a água pode causar grandes estragos em uma casa, principalmente através das infiltrações. E como a umidade é decorrente de diferentes fontes, determinadas precauções se fazem necessárias na construção, como a impermeabilização de paredes, teto e alicerce. Confira:
Há alguns anos não se tinha o hábito de impermeabilizar o alicerce, contudo, a umidade pode surgir pela terra tanto quanto pelo teto de uma casa. A falta de impermeabilização do alicerce, inclusive, é um dos agentes causadores de infiltração nas paredes. Os produtos mais utilizados para o processo atualmente são à base de concreto ou asfáltico, e impedem que a umidade deixe a terra e suba para o restante da construção.
As paredes são a principal preocupação quando o assunto é infiltração, afinal, são as principais afetadas pelos problemas decorrentes da umidade. Por este motivo, o construtor pode contar com dois principais tipos de impermeabilização, sendo contra a umidade em si e contra a batida da chuva.
No primeiro caso, o impermeabilizante é aplicado no reboco cru ou até antes, em cima do chapisco. Já no segundo, a impermeabilização é feita com um produto aplicado na parede antes da pintura, e que evita que a água da chuva que bate ou escorre na parede penetre na mesma.
Por fim, mesmo que as paredes e o alicerce já estejam impermeabilizados, o teto não pode ser deixado de lado, afinal, telhados com vazamentos e lajes expostas sem o devido tratamento podem causar muitas dores de cabeça. O ideal é impermeabilizar através da manta térmica, pois, além de garantir o conforto térmico, ainda previne as temidas infiltrações.