LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Porque uma boa fundação é essencial para o sucesso da obra?

Postado em 2 de junho de 2017


A sondagem do solo é a primeira etapa do processo de uma construção, e um procedimento técnico vital em qualquer tipo de obra. A partir dos resultados obtidos com este estudo, o projeto pode até mesmo ser inviabilizado, por é nesta etapa onde é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, resistência, entre outras.

É também com base neste levantamento que os tipos de fundação são definidos, pois, se o projetista não tiver conhecimento sobre o que existe no subsolo, a possibilidade de a fundação dar errado ou até mesmo a estrutura da edificação ter seu dimensionamento calculado de forma incorreta é grande.

A fundação de uma construção recebe toda a carga de coberturas, lajes, paredes e pilares, e é a parte do projeto responsável pelo suporte e a segurança de toda a edificação. Os tipos de fundação mais comuns para casas térreas ou assobradas são o radier, a sapata ou a viga-baldrame (classificados como fundação direta ou rasa), e a escolha certa dependerá das condições do solo, da topografia do terreno e da arquitetura.

O radier é uma estrutura contínua de concreto armado, instalada sobre o solo em formato de laje. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente dentro de uma escavação, e pode ser contínua, ou seja, acompanhar todo o comprimento da parede na forma de vigas que sustentam a construção. Já a viga-baldrame, como o próprio nome já dá a dica, é uma viga de alvenaria, concreto simples ou mesmo concreto armado enterrada no solo.

Pode-se dizer que o radier é mais indicado para construções térreas, enquanto a sapata é usada em edificações de um ou vários pavimentos e a viga-baldrame para imóveis pequenos, com cargas leves, construídos em solos firmes e sem muita sedimentação.

Por isso, para que se escolha corretamente o tipo de fundação – que é uma etapa essencial para que a sua construção permaneça de pé –, é fundamental que uma sondagem do terreno seja realizada por um profissional habilitado e da forma correta.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]