Postado em 17 de agosto de 2017
Dentro das etapas de construção de uma casa, uma das mais importantes é a ligação da energia elétrica. E, por mais que muitos construtores de primeira viagem acabem pegando a energia emprestada de um vizinho durante a obra, o correto é fazer a ligação antes que se iniciem os trabalhos.
O primeiro passo é a compra do poste padrão pronto, extremamente necessário. O poste já vem com as especificações corretas para a ligação da energia, e está disponível em diversas versões, sendo o monofásico, bifásico e trifásico. O mais comum é o bifásico, que permite fazer a ligação de 110 volts e 220 volts.
A compra do poste inclui sua instalação, e, para tal, é necessário que seja feito um buraco onde o post será colocado no terreno. Geralmente a empresa que fornece o material já faz a instalação do poste, e fornece informações necessárias para a instalação, como local de acordo com a rede de energia e medidas de profundidade e diâmetro.
Após a instalação do poste padrão, o próximo passo é solicitar a ligação da energia elétrica à companhia responsável pela energia do município. Esta solicitação precisa ser realizada presencialmente, e basta levar os documentos pessoais e o carnê do IPTU, para que eles obtenham os dados do imóvel.
Um detalhe muito importante é que este processo não gera custos. A concessionária apenas pede que você anote o número do medidor de energia de um vizinho, para que seja feita a identificação da rede onde a ligação ocorrerá.