LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Quais medidas de prevenção do suicídio podem ser adotadas pelas empresas?

Postado em 24 de setembro de 2019


Ser capaz de identificar e agir a indicações de que uma pessoa está pensando em tirar a própria vida, pode ser decisivo na hora de evitar que o pior aconteça. Números apontam que a incidência de suicídios motivados por questões de insatisfação laboral é muito alta, e assim, discutir esse assunto dentro da empresa é importante quando a intenção é preveni-los.

 

É preciso que a empresa adote medidas consistentes pela prevenção do suicídio e é sobre essas medidas que iremos falar. Acompanhe:

 

1 — Promover educação direcionada à prevenção do suicídio aos funcionários e também os dotar com informações para que eles saibam identificar desordens mentais relacionadas ao suicídio como a ansiedade e depressão, por exemplo. Assim ele poderá se avaliar e avaliar seus colegas de trabalho.

 

2 — Manter na empresa encartes, murais e mandar e-mails dentre outras ações, que abordem o tema suicídio, mostrando que a maioria das mortes por esse meio são evitáveis. Ofereça números sobre suicídio, fatores de risco e formas de abordagens de prevenção.

 

3 — Ajudar a promover a diversidade dentro da empresa, reprimindo comportamentos agressivos que sejam motivados por intolerância à raça, gênero, deficiências, orientação sexual, desordens mentais e outros relacionados.

 

4 — Incentivar e manter um ambiente organizacional acessível para que o funcionário se sinta a vontade para falar das suas questões emocionais e pedir ajuda.

 

5 — Promover a resolução de conflitos e insatisfações de maneira rápida e eficiente, para evitar a promoção de sentimentos como os de desesperança, incapacidade, indiferença e outros que possam abalar o psicológico do colaborador.

 

6 — Criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde os funcionários se preocupem e se importem com o bem-estar dos seus colegas.

 

7 — Fazer campanhas que desestimule o uso de drogas e álcool. Geralmente, essas substâncias são buscadas por aqueles que não estão bem psicologicamente, no sentido de elas funcionarem como válvula de escape. Porém, fazer uso de substâncias que alteram o estado normal da consciência para fugir das angústias e problemas da vida é muito perigoso e pode estimular pensamentos suicidas.

 

Conhece outras medidas que acha importante destacar? Deixe nos comentários e vamos estimular esse debate tão importante. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]