LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Qual a importância dos EPI’s?

Postado em 17 de maio de 2017


Eu não sei se você sabe, mas o Brasil é um dos países com o maior número de acidentes de trabalho em todo o mundo, com o setor de construção civil figurando entre as áreas mais alarmantes. Na maior parte dos casos, os acidentes envolvem negligências das construtoras, que deixam de lado diversas normas de conduta e segurança, empregam colaboradores despreparados para o tipo de serviço ou mesmo deixam de fornecer algo muito importante na construção: os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individuais.

Toda empresa tem a obrigação de fornecer aos trabalhadores o EPI adequado para a atividade desempenhada. Os equipamentos devem ser entregues de forma gratuita e em perfeito estado de conservação e funcionamento, o que evita acidentes e complicações futuras com os órgãos de fiscalização. E nesta postagem, separamos quais os EPIs obrigatórios na construção civil! Confira:

Capacete de segurança: Este é um item obrigatório tanto para trabalhadores quanto para aqueles que visitam a obra por algum motivo (engenheiros, fiscais, contratantes). O maior objetivo do capacete é proteger o crânio contra possíveis impactos, provenientes da queda de objetos ou materiais.

Máscara de proteção: Usadas para proteger o sistema respiratório, principalmente por conta do corte de materiais como tijolos, cerâmicas e pós químicos como o do cimento e o do cal.

Luvas: As luvas estão presentes em dois tipos na construção civil. O primeiro é a luva de raspa, utilizada por funcionários que estão expostos a risco de corte, como no carregamento de ferros. Já o outro modelo é o feito de látex, usado por profissionais que têm contato com materiais como cimento e argamassa.

Cinto de segurança: Para os profissionais que exercem atividades acima do solo, o uso de segurança é obrigatório, uma vez que evita a queda e garante uma maior segurança na hora da execução do trabalho.

Protetores auditivos: Como é comum que as obras contem com alto ruído por conta de equipamentos e das atividades desenvolvidas, os protetores auriculares se fazem necessários para preservar o sistema auditivo.

Viseiras e óculos de proteção: Estes equipamentos são projetados para impossibilitar o contato da poeira e demais resíduos provenientes da construção com os olhos. Por mais que os óculos sejam de grande valia, em alguns casos as viseiras são mais indicadas, por protegerem também a área do nariz e a boca.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]