Postado em 17 de maio de 2017
Eu não sei se você sabe, mas o Brasil é um dos países com o maior número de acidentes de trabalho em todo o mundo, com o setor de construção civil figurando entre as áreas mais alarmantes. Na maior parte dos casos, os acidentes envolvem negligências das construtoras, que deixam de lado diversas normas de conduta e segurança, empregam colaboradores despreparados para o tipo de serviço ou mesmo deixam de fornecer algo muito importante na construção: os EPIs, ou Equipamentos de Proteção Individuais.
Toda empresa tem a obrigação de fornecer aos trabalhadores o EPI adequado para a atividade desempenhada. Os equipamentos devem ser entregues de forma gratuita e em perfeito estado de conservação e funcionamento, o que evita acidentes e complicações futuras com os órgãos de fiscalização. E nesta postagem, separamos quais os EPIs obrigatórios na construção civil! Confira:
Capacete de segurança: Este é um item obrigatório tanto para trabalhadores quanto para aqueles que visitam a obra por algum motivo (engenheiros, fiscais, contratantes). O maior objetivo do capacete é proteger o crânio contra possíveis impactos, provenientes da queda de objetos ou materiais.
Máscara de proteção: Usadas para proteger o sistema respiratório, principalmente por conta do corte de materiais como tijolos, cerâmicas e pós químicos como o do cimento e o do cal.
Luvas: As luvas estão presentes em dois tipos na construção civil. O primeiro é a luva de raspa, utilizada por funcionários que estão expostos a risco de corte, como no carregamento de ferros. Já o outro modelo é o feito de látex, usado por profissionais que têm contato com materiais como cimento e argamassa.
Cinto de segurança: Para os profissionais que exercem atividades acima do solo, o uso de segurança é obrigatório, uma vez que evita a queda e garante uma maior segurança na hora da execução do trabalho.
Protetores auditivos: Como é comum que as obras contem com alto ruído por conta de equipamentos e das atividades desenvolvidas, os protetores auriculares se fazem necessários para preservar o sistema auditivo.
Viseiras e óculos de proteção: Estes equipamentos são projetados para impossibilitar o contato da poeira e demais resíduos provenientes da construção com os olhos. Por mais que os óculos sejam de grande valia, em alguns casos as viseiras são mais indicadas, por protegerem também a área do nariz e a boca.