LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Qual a melhor broca para a sua furadeira?

Postado em 31 de agosto de 2017


Após comprar uma furadeira, é comum se perguntar sobre qual o tipo de broca ideal para utilizar na ferramenta, uma vez que existem diversos modelos e cada um desempenha uma função diferente. Contudo, todas têm em comum o objetivo principal de perfurar superfícies, seja madeira, aço, metal, concreto, granito, entre outras.

É essencial que, ao se trabalhar com esta ferramenta, o tipo de broca escolhido seja específico para a superfície a ser trabalhada, e alguns cuidados devem ser seguidos na sua utilização, como proteger os olhos e mãos com EPIs e nunca substituir a broca da furadeira enquanto a mesma estiver conectada à energia.

Tipos de brocas:

Broca de três pontas: Este tipo específico é utilizado somente em madeira, e, fabricadas em aço carbono, proporcionam maior resistência ao calor gerado pelo atrito com a madeira e suas resinas. A ponta central serve como um guia do furo, e não deixa o ponto inicial escapar durante a perfuração. As outras duas pontas servem para perfurar.

Aço rápido: Utilizadas para perfurar metais, as brocas para aço rápido são helicoidais e com haste cilíndrica, e podem ter corte à direita e à esquerda. Dependendo do metal a ser perfurado, a broca poderá ter uma cobertura de titânio, por exemplo, que proporcionará maior resistência.

Broca para concreto – Widea: Este tipo de broca pode ser utilizado em concreto, alvenaria, mármore, etc., e é sempre indicado para uso em materiais mais resistentes. Não serve para furar metais ou madeira, e sua ponta tem a forma de uma flecha, sendo mais larga que o corpo da broca, o que evita que o pó gerado pela perfuração trave a broca dentro do furo.

Broca serpentina: Apropriadas para todas as madeiras, sejam duras ou macias, além da madeira úmida, este tipo de brocas proporcionam uma perfuração com acabamento elevado e excelente escoamento de cavacos, uma vez que a geometria espiral faz com que a perfuração tenha um avanço rápido.

Broca chata: Este tipo de broca é utilizado para furar madeira, aglomerados e fibras. Sua ponta piloto, geralmente equipada com uma rosca, evita deslizamentos e proporciona uma tração maior, o que produz uma perfuração mais rápida. Ela é usada em situações que não exigem fino acabamento e onde o material é muito grosso. É a única broca com capacidade de perfuração acima de 20 cm.

Serra copo: As brocas deste tipo servem para fazer furos de grandes diâmetros, e existem em diferentes tipos: para madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos. Elas possuem uma coroa em que a parte externa, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada, com uma broca no meio que serve para dar início ao furo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]