LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Qual a relação entre medidas de segurança no trabalho e a baixa produtividade?

Postado em 11 de setembro de 2019


As medidas de segurança no trabalho e índices de produtividade caminham lado a lado. Gozando de boa saúde e trabalhando em uma empresa que se preocupa com seu bem-estar físico e mental, o funcionário não apenas se sai melhor no trabalho, como também se sente mais motivados.

 

Abaixo explicaremos melhor dos benefícios das medidas de segurança, não apenas ao empregador, mas principalmente para o trabalhador. Acompanhe:

 

Um ambiente de trabalho seguro estimula a produtividade

 

Não importa qual o tipo de ambiente de trabalho, seja ele um escritório ou a linha de produção de uma grande indústria, diminuir o tempo de inatividade dos funcionários é a chave para manter a produtividade.

 

Empresas que cortam custos na área de segurança para ganhar tempo e acelerar a produção, em curto prazo, podem ter os índices de produtividade e lucro aumentados, contudo, em longo prazo, esses ambientes inseguros podem significar aumento no tempo de inatividade devido a acidentes e/ou distúrbios emocionais (saúde mental).

Dessa maneira, ter funcionários saudáveis significa também ter funcionários mais confiáveis e produtivos.

 

A cultura de segurança no trabalho torna os funcionários mais engajados

 

Em um estudo realizado pela Lockheed Martin, empresa norte americana de segurança com mais de 105 mil funcionários, ficou constatado que após desenvolver a cultura de segurança dentro das suas fábricas, fez com que os níveis de produtividade dos funcionários aumentassem 24% e os custos baixassem 20%.

 

O principal motivo para esses números foi o fato dos próprios funcionários estarem mais focados na redução de erros que poderiam levar a acidentes. Ao aplicar treinamento extensivo, melhorar a preparação (uso de equipamento de segurança e alongamentos, por exemplo) e averiguar todos os processos de segurança, aumentou-se a segurança e assim diminuiu-se as despesas.

 

Funcionários felizes e seguros se tornam mais engajados com a empresa

 

As condições de trabalho andam de mãos dadas com as condições operacionais ideais. Se sentindo seguro o funcionário se concentra melhor com o trabalho invés de se preocupar com os riscos que possa estar correndo.

 

Uma questão crucial para encontrar o equilíbrio entre segurança e produtividade é a adoção da cultura de segurança.

 

Com isso ele sente que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e passa a assumir o papel de um colaborador fiel, pois tem empregadores que se importam com ele.

 

Assim, eles passam a assumir responsabilidades com a sua própria segurança, aumentando os índices de envolvimento e felicidade com o trabalho.

 

Diversos estudos mostram que a felicidade no trabalho e a produtividade estão altamente ligadas. Dessa maneira, funcionários envolvidos significa funcionários mais seguros e produtivos.

 

Você se sente seguro no seu ambiente de trabalho? Conte para a gente nos comentários suas experiências ou dúvidas sobre o assunto. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]