Postado em 15 de agosto de 2017
Vários materiais são utilizados na construção civil: madeira, cimento, areia, saibro, telhas, blocos cerâmicos, tijolos…. A questão é que muitos destes materiais guardam similaridades entre si, como o ferro e o aço, por exemplo. Mas, afinal, qual a diferença entre eles? Confira no post de hoje!
O ferro é um minério encontrado na natureza, e que se encontra em certa quantidade de mistura, o que o torna pouco resistente à corrosão. Foi muito usado no passado em sua forma mais tradicional (daí o nome, estradas de ferro), até o descobrimento do aço.
Já o aço passou a ser produzido em escala a partir da Revolução Industrial, graças a invenção dos fornos que permitiam corrigir as impurezas do ferro e adicionar propriedades que o tornariam resistentes ao desgaste, impacto e corrosão. Em outras palavras, o aço é composto basicamente de ferro e carbono.
Nos Estados Unidos, o aço foi determinante para o desenvolvimento das cidades, já que, além de pontes, ainda possuía uma infinidade de aplicações. Na construção de uma casa, por exemplo, utilizamos materiais de ferro e aço durante diferentes etapas do processo.
O ferro pode estar presente em portas, janelas, barras de ferro, vigas de sustentação, entre outros, enquanto o aço pode fazer parte do projeto na figura de metais sanitários, torneiras, barras de aço para sustentação, entre outros.