LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Qual a diferença entre Ferro e Aço?

Postado em 15 de agosto de 2017


Vários materiais são utilizados na construção civil: madeira, cimento, areia, saibro, telhas, blocos cerâmicos, tijolos…. A questão é que muitos destes materiais guardam similaridades entre si, como o ferro e o aço, por exemplo. Mas, afinal, qual a diferença entre eles? Confira no post de hoje!

Ferro x Aço

O ferro é um minério encontrado na natureza, e que se encontra em certa quantidade de mistura, o que o torna pouco resistente à corrosão. Foi muito usado no passado em sua forma mais tradicional (daí o nome, estradas de ferro), até o descobrimento do aço.

Já o aço passou a ser produzido em escala a partir da Revolução Industrial, graças a invenção dos fornos que permitiam corrigir as impurezas do ferro e adicionar propriedades que o tornariam resistentes ao desgaste, impacto e corrosão. Em outras palavras, o aço é composto basicamente de ferro e carbono.

Nos Estados Unidos, o aço foi determinante para o desenvolvimento das cidades, já que, além de pontes, ainda possuía uma infinidade de aplicações. Na construção de uma casa, por exemplo, utilizamos materiais de ferro e aço durante diferentes etapas do processo.

O ferro pode estar presente em portas, janelas, barras de ferro, vigas de sustentação, entre outros, enquanto o aço pode fazer parte do projeto na figura de metais sanitários, torneiras, barras de aço para sustentação, entre outros.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]