LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Qual a melhor forma de misturar concreto?

Postado em 20 de março de 2018


Por mais que o processo possa parecer simples, na hora de misturar concreto é necessário estar atento a alguns fatores muito importantes, como a qualidade do material, o modo de preparo e a proporção correta dos componentes utilizados. Além disso, é fundamental que a aplicação seja adequada, levando em consideração o tempo útil de utilização, a correta montagem da forma e os procedimentos de vibração, para que o resultado não seja prejudicado.

No que diz respeito ao preparo, dois pontos importantes devem ser observados, sendo a ordem e o modo de dispor os componentes e o procedimento de mistura, que pode ser feito de forma manual ou mecânica. A mistura manual é utilizada apenas nos casos onde o uso de maquinário é impraticável, e o esforço físico e o tempo demandado para esta técnica são muito superiores. A ABNT ainda determina a quantidade de concreto a ser misturada de uma só vez, permitindo, no máximo, o correspondente a 100 kg de cimento.

Já a mistura mecânica é mais eficiente, e produz volumes maiores de concreto em menos tempo, além de demandar menos esforço físico. O maquinário comumente utilizado é a betoneira, mas o construtor ainda conta com a opção de comprar o concreto já misturado a partir de uma concreteira, com garantia de qualidade pela empresa fornecedora. Por fim, desde que sejam observadas as premissas para cada tipo de mistura, não há diferenças significativas do material em termos de desempenho.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]