LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Quantos sacos de cimento são necessários na construção de uma casa?

Postado em 30 de agosto de 2017


Na hora de construir, vários materiais são utilizados: desde os mais básicos, como pedra, areia e cimento, até os específicos para o acabamento, como piso cerâmico, tinta e vidro. Mas, dentre todos estes materiais, o cimento é um dos mais utilizados, especialmente nas fases iniciais da estrutura.

Como já falamos antes, as fases de planejamento e orçamento são muito importantes, e, neste caso, é bom ter uma noção da quantidade de sacos de cimento usados para construir uma casa antes de fazer o planejamento financeiro da compra deste item. E para saber a quantidade necessária é preciso considerar quatro pontos:

Quantidade x Tamanho da obra

A primeira coisa que deve ser considerada ao fazer o cálculo é o tamanho da sua construção. Quanto maior for a obra, mais cimento ela tende a gastar. O cimento é usado no alicerce, paredes, lajes, contrapiso, reboco, platibandas, entre outros, e todos estes itens são calculados por metro quadrado, ou seja, largura x comprimento.

Características da obra

É importante levar em conta também se a construção é térrea ou sobrado, se terá pé direito mais alto, se é necessário fazer um muro de arrimo para a sustentação da base, ou mesmo vigas de sustentação, etc.

Apenas depois de se fazer todas estas perguntas você poderá entender a quantidade de cimento a ser usada. Contudo, não é possível fazer uma afirmação exata, apenas aproximada da quantidade a ser usada, já que todos estes fatores alteram o resultado.

Acabamento externo

Embora a metragem quadrada da obra seja comumente considerada como ponto referencial da quantidade de cimento a ser usada, na prática todo o acabamento externo também deve ser considerado, como a concretagem da calçada, entrada da garagem, muros, quintal, entre outras partes.

Concreto usinado

Por fim, é importante também levar em conta que é comum e até necessário fazer o uso de concreto pronto ou usinado em determinados pontos da construção, como alicerce, laje, colunas e às vezes até mesmo no contrapiso.

Este tipo de concreto é importante para a construção, uma vez que, como já vem pronto, o processo é mais rápido, bem como a secagem, o que, por sua vez, reduz a quantidade de cimento utilizada na obra.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]