Postado em 30 de agosto de 2017
Na hora de construir, vários materiais são utilizados: desde os mais básicos, como pedra, areia e cimento, até os específicos para o acabamento, como piso cerâmico, tinta e vidro. Mas, dentre todos estes materiais, o cimento é um dos mais utilizados, especialmente nas fases iniciais da estrutura.
Como já falamos antes, as fases de planejamento e orçamento são muito importantes, e, neste caso, é bom ter uma noção da quantidade de sacos de cimento usados para construir uma casa antes de fazer o planejamento financeiro da compra deste item. E para saber a quantidade necessária é preciso considerar quatro pontos:
A primeira coisa que deve ser considerada ao fazer o cálculo é o tamanho da sua construção. Quanto maior for a obra, mais cimento ela tende a gastar. O cimento é usado no alicerce, paredes, lajes, contrapiso, reboco, platibandas, entre outros, e todos estes itens são calculados por metro quadrado, ou seja, largura x comprimento.
É importante levar em conta também se a construção é térrea ou sobrado, se terá pé direito mais alto, se é necessário fazer um muro de arrimo para a sustentação da base, ou mesmo vigas de sustentação, etc.
Apenas depois de se fazer todas estas perguntas você poderá entender a quantidade de cimento a ser usada. Contudo, não é possível fazer uma afirmação exata, apenas aproximada da quantidade a ser usada, já que todos estes fatores alteram o resultado.
Embora a metragem quadrada da obra seja comumente considerada como ponto referencial da quantidade de cimento a ser usada, na prática todo o acabamento externo também deve ser considerado, como a concretagem da calçada, entrada da garagem, muros, quintal, entre outras partes.
Por fim, é importante também levar em conta que é comum e até necessário fazer o uso de concreto pronto ou usinado em determinados pontos da construção, como alicerce, laje, colunas e às vezes até mesmo no contrapiso.
Este tipo de concreto é importante para a construção, uma vez que, como já vem pronto, o processo é mais rápido, bem como a secagem, o que, por sua vez, reduz a quantidade de cimento utilizada na obra.