Postado em 23 de dezembro de 2020
Para quem deseja construir ou fazer uma reforma no imóvel esse ano, a palavra de ordem é “economizar”.
Mas como fazer para conseguir gastar menos construindo seu imóvel próprio ou reformando aquele já existente?
A seguir, você verá algumas dicas importantes a respeito desse tema!
Não importa se a obra será de construção ou de reforma, para que não haja o risco de perder o controle e gastar demais, cada etapa deve ter um orçamento bastante detalhado e rigoroso.
O orçamento deve ser feito em uma planilha ou tabela contendo todos os gastos que irão ocorrer, como mão de obra, aluguéis de equipamentos, compra de materiais e ferramentas, e ainda gastos extras (como água e energia).
Além disso, você ainda deve fazer uma previsão de reforma financeira caso ocorram imprevistos que possam ser cobertos, evitando ter que pedir empréstimos a bancos.
Você deve fazer uma ampla pesquisa de preços, incluindo tudo, começando pela mão de obra que irá precisar.
Depois de ter uma lista com todos os equipamentos e materiais que serão necessários na obra, você deve fazer uma pesquisa com fornecedores da região para saber onde é possível encontrar o melhor valor de cada um deles.
Isso irá permitir que você compre um produto no primeiro local que encontrar, pois isso pode trazer sérios prejuízos pelos altos gastos.
Agora que você estipulou quanto poderá gastar na obra e fez uma pesquisa de preços, é hora de planejar como será a sua obra.
Isso vai impedir que você cometa erros graves, como a inversão das etapas da obra, o que pode ocasionar sérios gastos financeiros desnecessários.
A organização do canteiro de obras, por mais que para muitas pessoas não tenha nenhuma relação com a economia de recursos, ajuda a evitar gastos desnecessários.
Em um canteiro de obras organizado, com sujeira e muitos entulhos, pode-se perder muitos materiais, o que irá trazer enormes prejuízos pela necessidade de adquiri-los novamente.
O que você puder aproveitar de materiais que tenha em casa de outras reformas ou construções feitas ajudará muito na economia dessa nova obra.
Isso inclui até mesmo a mão de obra de membros da família que tenham uma maior habilidade com construções e que podem reduzir os custos com a contratação de profissionais na área.
Gostou? Ao seguir essas 5 dicas, você vai conseguir planejar melhor a sua obra, além de evitar gastos desnecessários.