LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Gestão de Obras: Quero construir, e agora?

Postado em 30 de junho de 2017


Gestão de Obras | Dicas

Terreno pronto para construir, vários sonhos e expectativas para a casa nova e a pessoa sem saber como tirar as ideias do papel e tornar a construção possível. Esta é uma dúvida comum, e dois dos principais motivos desta indecisão são a burocracia envolvida no processo de construir e as várias formas de realizar a mesma etapa.

Mas, dentro da Gestão de Obras, as etapas na hora de construir costumam ser muito bem pré-estabelecidas, evitando problemas e medidas de última hora do tipo “chamo um empreiteiro e vou erguendo a casa, e se surgir algum imprevisto vejo como vou resolver”. Medidas essas que costumam pesar bastante no bolso, além de darem uma baita dor de cabeça!

O início: Fase de Projeto

Logo que você decide onde será a casa dos seus sonhos, a primeira fase da verdadeira missão que é construir é a fase de projeto, ou seja, quando você procura um profissional arquiteto para planejar o espaço.  Nesta etapa, é preciso pensar em tudo, e de maneira bem ampla e completa, incluindo as questões práticas, técnicas e financeiras.

Cumprindo regras: Fase Burocrática

Além da burocracia para comprar o terreno, na hora de construir existem diversas normas e protocolos a seguir, e o primeiro deles é conseguir que o projeto seja aprovado na prefeitura da cidade. Esta etapa é cumprida geralmente pelo próprio arquiteto responsável pelo projeto ou pelo engenheiro da construtora que irá executar a obra.

Mão na massa: Fase da Construção

Projeto aprovado, é hora de começar a construir. Embora muitas pessoas utilizem da contratação de pedreiros diretamente, o ideal é dispor do serviço de uma construtora especializada, que poderá cobrir eventuais imprevistos na obra e diminuir a dor de cabeça do contratante com o processo.

Hora da mudança: Fase final

Depois de todo o tempo da obra e de observar pouco a pouco sua casa tomando forma, é hora de finalmente se mudar para o espaço! Entretanto, antes de encaixotar tudo e entrar pela porta da frente, há mais uma etapa burocrática no caminho: tirar o habite-se na prefeitura.

O habite-se é a liberação do órgão para que você possa morar na casa após o término da obra, e, nesta etapa, um fiscal responsável irá avaliar se o projeto aprovado foi de fato executado. Eventualmente, algumas modificações podem ser solicitadas, mas basta cumprir as exigências para receber a liberação.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]