Postado em 1 de fevereiro de 2018
As serras elétricas são ferramentas de trabalho imprescindíveis parra construtores, marceneiros e siderúrgicos, mas também podem facilitar muito a realização de projetos como hobby. Entretanto, cada tipo de serra possui uma função específica, desde cortes em peças maciças a acabamentos, e, dentre as mais populares, a que mais se destaca é a compacta conhecida como tico-tico.
Com maiores possibilidades de detalhes e acabamentos precisos, ela comumente está disponível em dois modelos principais, sendo a mais “básica”, que oferece recursos básicos e é mais utilizada para a criação de ornamentos e motivos, e a profissional, com função industrial e indicada tanto para cortes em peças não muito densas até as funções desempenhadas pelo modelo mais básico.
Para fazer a melhor escolha na hora de comprar uma destas, é fundamental que você avalie para qual tipo de trabalho precisará da peça e a frequência do uso. Colocar estas informações no papel irá facilitar o processo de escolha, uma vez que é possível visualizar suas necessidades e determinar com maior precisão se a tico-tico atenderá ou não as expectativas – e, caso não atenda, qual outro modelo desempenharia tais funções.
Dentre as principais recomendações de uso estão nunca desligar a máquina enquanto a serra estiver em contato com a peça trabalhada, ler atentamente o manual oferecido pelo fabricante, manter a máquina em local seco e arejado e longe do alcance de crianças e animais, instalar a serra em locais adequados, como oficinas e garagens, afiar as lâminas regularmente e usar um conjunto adequado de equipamentos de segurança durante a execução do trabalho.