Postado em 17 de abril de 2018
Independentemente se a construção é residencial ou comercial, um bom projeto, a planta baixa e o planejamento são itens indispensáveis. Os profissionais capacitados, dos ramos de engenharia e arquitetura, encontram nestas etapas as melhores soluções para o uso racional de materiais, aproveitamento de espaços, avaliação de custos e prazos e coordenação da obra antes do trabalho no canteiro começar, o que evita problemas e muitas dores de cabeça.
Em outras palavras, um bom projeto deve prever todo o planejamento da obra, conter um memorial construtivo e um caderno de encargos, e contemplar arquitetura (planta baixa, fachada), executivo, estrutural, instalações hidráulicas, elétricas e de gás, além de ar condicionado e proteção contra incêndio. Há ainda projetos que vão além de características básicas de edificação, expondo detalhes como acabamentos especiais e móveis sob medida, por exemplo.
Como não se levanta uma construção apenas com ideias abstratas, o projeto é imprescindível por ser a ferramenta que auxiliará de forma efetiva a torná-la real, funcional e com um custo adequado ao construtor. Outro ponto importante é a diminuição do desperdício de materiais e de tempo, uma vez que o projeto contempla cálculos precisos para a compra de itens e execução da obra. Um fator que também merece atenção neste sentido é o acompanhamento, realizado por um profissional responsável (engenheiro ou arquiteto).