Postado em 1 de novembro de 2017
Parte da metalurgia, um conjunto de técnicas desenvolvidas pelo homem ao longo dos anos e que o permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas, a Serralheria é o ramo da construção civil que trabalha com estruturas metálicas, tanto para criação artesanal quanto para portas, portões, grades e outros projetos do gênero.
De acordo com pesquisadores, os primeiros metais a serem descobertos foram os nobres, cerca de 2500 a.C., e estes passaram a ser trabalhados no momento em que se descobriu como o calor poderia afetá-los, criando assim ligas metálicas.
Uma serralheria comumente produz portões, grades, portas e outros projetos fazendo uso do ferro e do alumínio como matéria prima, e o serralheiro é o profissional (formado em curso técnico) responsável pelo trabalho, desenvolvendo cortes, soldas e furações nos metais utilizados. Como parte de suas funções, o serralheiro ainda é responsável pela inspeção, armazenagem e corte de materiais, montagem de esquadrias, construção de protótipos e transportes de peças.
Por fim, a formação técnica se faz necessária, pois os profissionais da área precisam possuir conhecimentos básicos sobre desenho técnico e cálculos matemáticos, além de compreender o funcionamento das máquinas utilizadas e conhecer as noções de segurança do trabalho, como o uso contínuo de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).