Postado em 19 de outubro de 2017
O termo sustentabilidade é usado para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, respeitando o meio-ambiente. Em outras palavras, os materiais sustentáveis são compostos por recursos naturais, usados de forma inteligente para que se mantenham no futuro.
E, presente em todos os setores, a sustentabilidade não ficaria de fora da construção civil, não é mesmo? Em linhas gerais, a tecnologia e a inovação do setor são fundamentais para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, que, não apenas reduzem os impactos da construção no ambiente, como também melhoram a qualidade de vida no planeta.
É um mercado dinâmico e em constante crescimento, e que traz novidades a todo momento, principalmente em se tratando de produtos que antes eram tidos como sinônimos de poluição e degradação, como o cimento. Pensando nisso, listamos algumas das principais inovações do mercado sustentável, e que, muito em breve, farão parte do dia-a-dia de todas as construções! Confira:
Cimento Fotocatalítico: Ele é coberto com um ativo químico que reage com a incidência da luz solar transformando os poluentes presentes no ar em substâncias inertes, que purificam o ar atmosférico. Estima-se que este produto sustentável poderia diminuir até 50% da poluição nas grandes cidades, se pelo menos 15% das superfícies de prédios e casas fossem construídas usando esse tipo de concreto.
Piso de Bambu: Por mais que o bambu leve de seis a sete anos para atingir a maturidade, a capacidade regenerativa natural e a abundância do material fazem dele um produto altamente sustentável. E o piso de bambu é uma nova tendência deste mercado, uma vez que possui cores e tonalidades não encontradas em outras madeiras, além de ser mais duro que o Jatobá e o Eucalipto, tornando-se uma opção de revestimento bonita, durável e resistente.
Tijolo de Lã: Em busca de desenvolver um material mais sustentável e ao mesmo tempo resistente, pesquisadores europeus criaram um composto não tóxico que resulta em um tijolo de lã. Isso mesmo! O polímero natural é facilmente encontrado em algas e argila, e resulta em um tijolo cerca de 37% mais forte que seus pares. Além disso, ainda possui secagem rápida e alta resistência ao clima frio e úmido.
Isolamento de Papel: Este material nasceu da necessidade de substituição das espumas químicas no isolamento térmico e acústico nas construções. Feito a partir de jornais reciclados e papelão, acrescidos de bórax, ácido bórico e carbonato de cálcio, possui alta capacidade de retardamento de fogo e resistência ao ataque de insetos.