LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Testes simples para identificar vazamentos

Postado em 2 de março de 2018


Seja durante a construção ou mesmo depois da obra finalizada, os vazamentos de água podem acontecer a qualquer momento – e eles trazem muitas dores de cabeça! Por este motivo, é preciso estar sempre atento (a) aos sinais, afinal, descobrir o problema de forma tardia pode causar muitos prejuízos e pesar ainda mais para o seu bolso. Confira nossas dicas!

O primeiro sinal de que algo está errado pode ser observado ainda na conta de água, através de aumentos expressivos não justificados pelo uso. O hidrômetro também é um aliado fundamental na hora de identificar vazamentos, e a dica é anotar o número que aparece no ponteiro maior, deixar todos os registros abertos e as torneiras bem fechadas e não as utilizar durante, no mínimo, uma hora. Passado este período, verifique o relógio de água e observe se o número do ponteiro mudou. Caso a numeração tenha aumentado, ligue o alerta: é sinal de vazamento.

As caixas de descarga também merecem atenção, e, para verificar se há vazamento de água no vaso sanitário, a dica é remover a tampa da caixa e escutar com atenção. É possível ouvir um barulho de água escorrendo? Caso não consiga escutar nada, pingue algumas gotas de corante na caixa e espere. Se o vaso estiver colorido, é sinal de vazamento causado pela comporta de fluxo de água na caixa.

Por fim, preste atenção também tanto aos canos alimentados pela rede quanto pelos alimentados pela caixa d’água. No primeiro caso, feche o registro da parede e, em seguida, abra uma torneira alimentada pela rede e deixe que o fluxo de água se encerre. Imediatamente, coloque um copo cheio de água na boca da torneira e observe se há sucção.

Já no segundo caso, interrompa todo o fornecimento de água, feche bem a torneira de boia da caixa e marque o nível de água. Uma hora depois, confira se este continua o mesmo. Se não, é sinal de vazamento na canalização ou nos sanitários! Ah, e em caso de dúvidas ou para a resolução destes problemas, procure sempre um profissional!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]