LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Tipos de telhado: veja qual se encaixa melhor no seu projeto

Postado em 23 de abril de 2019


Muito importante para a estrutura e estética de uma obra, o telhado é uma parte importante da construção e deve ser bem escolhido para que o projeto saia perfeito. Porém, você conhece os diversos tipos de telhado? Não se preocupe, estamos aqui pra te ajudar. Confira abaixo as principais características de alguns deles para você não errar no seu projeto:

 

Curiosidade

O telhado é divido por partes que recebem o nome de água. Esse conceito refere-se a quantidade de direções e superfícies planas que um telhado possui, ou seja, cada uma delas responsável pelo escoamento de água pra uma direção. Por isso vemos telhados dos tipos 1 água, 2 águas e assim por diante.

 

1 — Telhado 1 água.

É o telhado mais simples e possui apenas uma direção para o caimento de água. Essa estrutura geralmente é utilizada em construções pequenas e edículas, por exemplo. Além disso, eles podem ser utilizados em telhados embutidos.

 

2 — Telhado 2 águas.

O mais comum de todos, esse tipo de telhado é aplicado na maioria das construções e é indicado quando a residência possui mais de 4 metros quadrados. Nele, a estrutura é composta por duas partes, geralmente iguais, divididas na parte central e em formato triangular.

 

3 — Telhado de 3 águas ou mais.

Os telhados com 3 águas ou mais são utilizados em obras maiores e projetos onde esse tipo de característica seja indicada para compor a forma estética projetada pelo arquiteto.

 

4 — Telhado de cerâmica.

Um dos mais comuns no nosso país, o telhado de cerâmica pode ser feito obedecendo aos padrões de águas que vimos anteriormente. Esse material, para o revestimento de telhados, facilita encontrar mão de obra especializada e também oferece alto isolamento acústico e térmico.

 

5 — Telhado de policarbonato

A utilização desse material para confecção de telhados se deve a sua alta resistência, maleabilidade e capacidade de transmitir a iluminação externa, por isso, ele geralmente é utilizado em varandas e áreas onde a iluminação natural seja desejada. Pode tanto ser encontrado em formato de telhas quanto placas.

 

6 — Telhado de fibrocimento

O mais comum e barato de todos os telhados, o fibrocimento é uma opção barata, prática e durável para fazer a cobertura da sua casa, contudo, esse tipo de telha esquenta bastante e é preciso ficar atento se essa característica não será um problema.

 

7 — Telhado verde

Em alta, o telhado verde é uma solução para aumentar a vegetação local e possui a vantagem de ser sustentável e muito bonito. Geralmente, eles são utilizados em topos de edifícios e como está em alta, ele vem sendo usado também em casas. O telhado verde exige conhecimento técnico para ser construído e é preciso até mesmo contar com a ajuda de um paisagista.

 

Conhece algum outro tipo de telhado para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários e vamos ajudar outros leitores a decidir qual o ideal. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]