LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Torne sua construção sustentável

Postado em 7 de julho de 2017


A sustentabilidade está em alta, e as construções sustentáveis têm sido a opção de cada vez mais pessoas na hora de construir. Em sintonia com o meio ambiente, as casas e edifícios sustentáveis procuram amenizar os impactos à natureza durante toda a produção e pós construção, reduzindo a quantidade de resíduos e utilizando com eficiência os recursos, além de aplicar na obra materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como madeira de reflorestamento.

O conceito entrou na pauta de construtores e arquitetos em meados da década de 1970, amenizando principalmente a utilização de energia e água no processo e procurando formas inovadoras e menos nocivas de utilizar estes recursos.

Contudo, foi nos anos 90 que a construção sustentável mostrou que veio para ficar, uma vez que o conceito de sustentabilidade passou a ter mais força junto à órgãos internacionais. Além disso, neste período a busca por alternativas econômicas e sustentáveis na construção civil se intensificou.

Atualmente, o Brasil ocupa o 4° lugar dentre os países que aplicam o conceito e produzem os chamados “prédios verdes” no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

Construindo de forma sustentável

Os principais fatores que devem ser levados em conta na hora de construir de forma sustentável são o respeito com o ambiente que cerca a construção, a comunidade e os recursos naturais. Em casas, recomenda-se a utilização de madeiras reflorestadas (com selo de certificação) e painéis fotovoltaicos para o uso da energia solar, por exemplo.

E se você está pensando em investir nesta ideia, separamos alguns dos materiais e técnicas sustentáveis mais utilizados na hora de construir pensando no meio ambiente. Confira:

Solo cimento: o material é a mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O resultado é um cimento com boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade e boa durabilidade, além, é claro, de não ser agressivo ao meio ambiente.

Concreto reciclado: está aí uma ideia que deu muito certo. Feito a partir dos entulhos das obras, este tipo de concreto diminui o número de resíduos das construções, e podem ser reutilizados materiais como telhas e tijolos, entre outros.

Telhas ecológicas: apesar de existirem diversos modelos de telhas ecológicas no mercado, a principal delas é feita com fibras. Há telhas produzidas através de fibras de madeiras, como pinho, e não-madeiras, como bananeiras e coco. Há também as feitas através de materiais reciclados, como papel, asfalto e resina.

Lâmpadas de LED: produzidas para durarem cerca de 25 vezes mais do que uma lâmpada comum, as lâmpadas de LED consomem menos energia para funcionar, pois convertem em luz 60% da energia usada. Já as convencionais convertem de 5% a 10%, e o restante é transformado em calor.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]