LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Você sabe o que é eletrofusão?

Postado em 5 de fevereiro de 2021


A eletrofusão é uma técnica realizada com a finalidade de unir um encanamento de plástico, com a utilização do calor para amolecer e derreter os tubos existentes.

Com isso, uma junta surge como resultado da técnica, sendo ela muito confiável e bastante forte, o que a faz resistir aos vazamentos, à corrosão e a diversos outros problemas.

Para trabalhar com essa técnica é preciso receber um treinamento específico, para que seja possível executar o procedimento com a maior segurança possível e obter o resultado esperado.

Durante o processo da eletrofusão, os tubos do encanamento são carregados com elementos de aquecimento, que passam a ser ativados no momento em que a corrente passa através deles.

O calor gerado faz com que cada tubo passe a derreter, fluindo então contra a extremidade contrária do tubo.

O operador responsável pelo gerenciamento do processo pode fazê-lo usando uma caixa de controle, que é definida de acordo com o diâmetro e com a espessura específica da tubulação.

Isso ajuda a trazer uma maior garantia de que a corrente que precisa passar seja suficiente para derreter o tubo de maneira adequada.

Quando realizado adequadamente, o processo é bastante rápido e eficaz.

A partir do uso da eletrofusão, os tubos ficarão presos no lugar exato, mas é preciso garantir que eles estarão na posição certa.

Os grampos utilizados são deixados até que a junta esfrie e se solidifique, para que não haja a preocupação de uma junta vir a perder a sua integridade.

Durante o processo de resfriamento dos tubos, deve-se evitar tocar neles ou que eles se movimentem, porque isso pode acabar interferindo na formação da junta de forma segura.

A eletrofusão é um procedimento muito seguro e garante ao encanamento uma maior durabilidade. Você já conhecia esse procedimento? Sempre que optar por essa técnica em sua obra, garanta que seja realizada por um profissional qualificado e que tenha o treinamento necessário.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

comercial.cimento@santanaferroeaco.com.br

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

vendas.jf@santanaferroeaco.com.br

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

comercial.udia@santanaferroeaco.com.br