LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Você sabe o que é um torno de bancada?

Postado em 22 de agosto de 2017


Nas construções, são utilizadas diversas ferramentas de máquinas, e uma delas é o torno de bancada. Mas, você sabe para que ele é utilizado? Também conhecido popularmente como morsa, é uma ferramenta de grande utilidade para oficinas, indústrias, marcenarias, serralherias e para a construção civil.

Sua principal função é segurar um objeto enquanto se trabalha nele, ou mesmo para fazer acabamentos, como cortar, lixar e limar. A principal diferença entre os modelos de tornos é o tamanho dos mordentes, ou seja, as duas peças que se movem e mantém fixa a peça a ser trabalhada.

Além disso, esta ferramenta permite que os usuários cortem de forma uniforme as peças e moldem a superfície do objeto como parte de um projeto de madeira ou de um processo metalúrgico. Existem diferentes tipos de tornos, e, mesmo com finalidades distintas, o mecanismo e a forma de trabalho permanecem as mesmas. Confira:

Madeira: Os tornos de bancada usados para o trabalho com madeira são alinhados pela superfície da bancada, e seus mordentes são de madeira ou metal. Neste caso, faz-se uso de uma proteção de madeira, para que a peça a ser trabalhada não seja danificada.

Metal: Para o uso com este tipo de material, o torno é geralmente feito de aço fundido ou ferro forjado. Os mordentes também são feitos de metal, com dentes serrilhados ou diamantados, com o objetivo de obter uma melhor aderência ao metal.

Joias e aeromodelismo: Chamados de mini tornos, estas ferramentas são comumente usadas para prender placas de circuito, aeromodelos e outros trabalhos pequenos, e são frequentemente usados no ramo da joalheria. São montados com uma ventosa, e têm, frequentemente, uma junta articulada no meio que permite sua rotação.

Vantagens

Uma das principais vantagens associadas aos tornos é o equilíbrio oferecido entre a acessibilidade e a flexibilidade. Estas ferramentas podem ser utilizadas para uma gama muito maior de projetos além dos que citamos aqui, e são capazes de permitir aos usuários, tanto iniciantes quanto experientes, a possibilidade de refinar a produção do que quer que estejam trabalhando.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]