Postado em 18 de maio de 2022
A maioria das pessoas não faz ideia da diferença entre o ferro e o aço, acreditando até mesmo que se trata do mesmo material. Mesmo tendo relações entre si, ferro e aço são distintos, e conhecer essas diferenças vai te ajudar até mesmo na escolha da melhor opção para o serviço que você deseja realizar.
O aço é uma liga metálica formada por carbono e por ferro. Ela pode ser considerada apenas como aço se a variação no total do elemento carbono, quando comparada ao total do ferro, tiver de 0,008% até 2,11%.
As propriedades do aço podem ser bastante variadas, considerando-se a composição química dele e também a quantidade do carbono que está associada diretamente ao ferro.
Já o ferro é um metal e um dos mais abundantes elementos existentes na Terra, formando praticamente o núcleo inteiro do planeta, em conjunto com o níquel.
O ferro conta com diversos elementos minerais, que devem ser retirados com cuidado, pois nesse processo há uma grande associação entre o ferro e o carbono. Então, a transformação para minério de ferro deve ser cautelosa.
O controle da origem do aço, inclusive, é capaz de proporcionar diferentes formas a essa liga metálica.
É preciso deixar claro que a diferença maior entre o ferro e o aço é que o primeiro se trata de um elemento puro na natureza e que compõe o núcleo da Terra, enquanto o aço é uma mistura entre ferro e carbono. Com essas dicas, ficará muito mais fácil entender os dois materiais.